quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Encantador de Pessoas


Todo o escritor, blogueiro, ou metido a besta nas artes das letras, ao ganhar um filho corre para frente do word para escrever algo sobre esta experiência incrivel que é ser pai. Entendo que o sentimento que envolve esta função é inexplicável e achamos que escrevendo conseguiremos expor um pouco ao mundo tamanho amor ou felicidade. No final acabamos com uma bela declaração de amor ao nosso filho, mas não conseguimos expor nem 1% do sentimento que flui dentro da gente, pois alguns sentimentos são desprovidos de palavras que possam explica-los...é ai que proferimos “não há palavras que descrevem o que estou sentindo...”.


Inicei meu texto 3 vezes, e nestas 3 vezes estava repetindo sempre as mesmas coisas..tentando achar palavras que explicassem o amor de um pai, ou seja, minhas tentativas eram exatamente iguais aos milhares de textos de pais que escrevem para seus filhos. Aí pensei comigo: “ Quer saber, não vou escrever nada...quem me observa olhando para meu filho nota nos meus olhos que algo mudou em mim para sempre...que ao ve-lo sorrir, ou gargalhar...encho meus olhos de lagrimas da mais pura emoção (como bom machão eu engulo ou disfarso). ” Então havia decidido que este sentimento ficaria para mim e meu filho...e para os mais observadores....mas ai algo começou a me chamar a atenção...e este algo vale a pena expor, pois sei que daqui a alguns anos ele vai ler isso (quem sabe ele e mais milhares) e o “algo” se tornará tão grande que minhas palavras aqui serão consideradas proféticas.

Se me permitam, a partir do proximo parágrafo, minha conversa será com meu filho Renato, pois acredito que a melhor maneira de todos entenderem o “Algo”, é relantando a ele minha descoberta.

“Renato,

Saiba que tua avó e tua bisavó me jogaram uma responsabilidade nas costas que me atormentou quase a vida inteira. Como boas espiritas (assim como tu) me disseram que eu havia uma missão importante, mais importante que eu mesmo. Tu sabe o que é viver com isso? Claro que isso me ajudou a me sentir mais especial que o resto dos mortais, as vezes ficava pensando: “vou mudar o mundo e as pessoas de alguma maneira...eu sei que vai chegar este dia” ou “eu vou ser um grande medium que vai se comunicar com o outro plano como nenhum outro o fez”...e este dia não chegava nunca. Então que maldição é esta de missão??
Tu sempre foi lindo...bonito mesmo, um bebe de parar o transito (pra quem não o conhece, é este ai da foto la em cima ). As vezes eu te olhava e me perguntava “ da onde saiu este guri!?”. Sim, as pessoas em unanimidade te acham maravilhoso. Até ai tudo bem, tu era um bebe bonito...e era um BEBÊ! Bebês causam isso nas pessoas normalmente....mas, tu não impressionava as pessoas pela tua beleza ou pelo teu sorriso fácil....tu as magnetizava.

Um dia no supermercado depois de praticamente TODAS as pessoas que passavam pela gente pararem para te ver...e ficarem varios segundos te olhando (e tu retribuindo com mil sorrisos como quem querendo dizer a estas pessoas “te dou meu sorriso e junto segundos de alegria”) eu percebi claramente que tu não era apenas um bebe lindo...tu era um ENCANTADOR DE PESSOAS (denominação dada pela tua mãe...mal sabe ela que foi ai que decidi escrever para ti).

Mesmo assim eu me dizia “Ta, ele é lindo mesmo...nao tem como ficar inerte a um bebê deste”, porem onde eu ia a coisa ficava pior (ou melhor). Foi ai que decidi me despir do “pai babão”, para passar a observar atentamente as pessoas que tinham contato contigo, e o que te relato abaixo são observações mais isentas possiveis do sentimento de um pai...são fatos que qualquer pessoa estranha a ti, atestaria se estivesse no meu lugar de observador “cientifico”.

É incrivel como ao entrarmos em algum lugar contigo no teu carrinho ou no colo (quando e escrevi isso tu estavas para fazer 7 meses), mesmo as pessoas de costas paravam o que estavam fazendo ou falando e se viravam para gente...é como se algo em ti emanasse tão forte que todos percebiam. No começo não percebi isso, mas ao chegarmos em algum lugar...este lugar silenciava de uma maneira sutil...as pessoas dimuiam o volume das vozes e as pessoas aos poucos viam até ti...teu magnetismo é tamanho que eu vi gente sorrir sozinho...e nem sabia porque...isso não era normal.

Em um sabado, no shopping cheio de gente...fiquei parado em um corredor de uma loja enquanto tua mãe experimentava umas roupas. Eu contei, foram 157 pessoas que passaram...homens, mulheres, velhos, crianças...inacreditavelmente, tu arrancaste na pior das hipoteses um sorriso de cada. Cerca de 60% destas pessoas pararam e vieram até ti...simplesmente para se ajoelhar e te ver mais de perto..com sorrisos nos rostos que certamente para algumas delas a muito tempo não conseguiam dar. Vi crianças mais velhas vindo até ti só para te tocar e sair sorrindo...eu vi um segurança que estava correndo (uma mulher havia roubado umas roupas), diminuir a velocidade, te olhar...sorrir....e continuou correndo.

Eu vi pessoas encherem os olhos de lagrimas só ao verem uma foto tua. Vi pessoas que viviam reclamando da vida, amarguradas, que ao te pegarem no colo...esqueciam de tudo e naquele momento parece que o tempo parava nos teus olhos e sorriso. Tenho certeza que quem te conheceu, agora vai entender o porque ficou encantado ao te ver, mesmo em foto.

Muito mais do que encantador de pessoas, tu é a mais pura luz e vejo claramente que esta luz não veio apenas para iluminar este teu pai aqui e tua mãe...tua luz possui um espectro tão amplo que atinge a todos que estejam proximos. Não sabes nem falar ainda, usas o que esta a teu alcance para tão precocemente trazer luz e paz para quem te cerca. Tão jovem e já sabes puramente quebrar barreiras para chegar ao coração das pessoas..sabes molhar olhos cansados que a muito não choram...arranca suspiros de machões...transforma rostos taciturnos em pura alegria. Teu dom vai além de encantar..tu extrai o que a muito estava escondido nas pessoas, tu tras a tona a mais pura felicidade e alegria...e sem esforço. Tenho certeza que as pessoas ao olharem os teus olhos azuis, se contaminam com esperança seja por um futuro melhor ou por alguem que as faça mais feliz...teu abracinho parace o de um gigante caloroso..tens apenas 6 meses e meio e já consegues trasmitir segurança.

Meu filho, apesar de eu ser atingido e encantado pela tua energia diariamente ( o que certamente me tornou a pessoa que sou hoje )...teve uma coisa que fizeste que por toda a eternidade te serei grato...tu revelaste a MINHA MISSÃO (aquela la do inicio).

Minha missão é ter conhecido tua mae, ter se apaixonado por ela para que abrissemos caminho para tua vinda. Minha missão é te apresentar o mundo para que entendas como poderá muda-lo..e faze-lo entender que nem tudo a gente consegue mudar. É protege-lo para que continues a fazer o bem...como já o faz. É faze-lo entender que devemos ouvir duas vezes mais do que falamos... Minha missão é ficar do teu lado para sempre assim como teu avô, avó e bisavô paternos o fazem desde que nasceu....minha missão é aprender contigo assim como tu aprende comigo...que o amor, não acaba nunca...levamos ele pra sempre.

Beijos,

Teu Pai.”

Mãe e vó...vocês tinham razão.

Um comentário: